Cogumelos Urakami
Cogumelos: conheça os seus benefícios (matéria de Portugal)
Os estudos científicos que reforçam os benefícios do consumo de cogumelos não param de surgir. Na verdade, as suas propriedades terapêuticas são inúmeras e vale a pena conhecê-las de forma a tirar todos os benefícios possíveis para a sua saúde. Por exemplo, sabia que os cogumelos são um aliado dos hipertensos, e que a hipertensão é um dos maiores problemas de saúde dos portugueses? O segredo está na elevada concentração de potássio, um aliado natural que ajuda a controlar os níveis de tensão arterial. Este nutriente desempenha um papel importante no metabolismo celular e no funcionamento do sistema nervoso e muscular. Apesar de parecerem muito grandes, a verdade é que mais de 90% da composição dos cogumelos é água, o que explica por que motivo é tão apreciado por todos os que se preocupam com a linha. O seu elevado teor em fibras auxilia o funcionamento do intestino, atua no controle do colesterol e na prevenção das doenças cardiovasculares. Mas atenção, se optar por fritá-los, lembre-se que as calorias também aumentam! Pense em soluções criativas e saborosas tal como um arroz de cogumelos, massa com cogumelos ou milho, em saladas ou na sopa. Por uma questão de segurança, prefira os cogumelos enlatados, e tenha atenção à origem dos cogumelos frescos. Quase sem calorias (28kcal em médica para cada 100g) e com pouca gordura, os cogumelos guardam ainda um valor apreciado de proteínas (por exemplo 100g de cogumelos comestíveis frescos correspondem a cerca de 5g de proteínas). O seu consumo regular ajudam também à ingestão de vitamina A e C, vitaminas do complexo B e em minerais (selênio, cálcio, iodo, fósforo). A vitamina B promove a proteção da pele, da visão e do sistema digestivo, enquanto que o selénio, por exemplo, protege a tireóide, reforça o sistema imunitário e é um importante antioxidante. Já os folatos, também presentes nos cogumelos comestíveis, previnem a má formação do feto e más formações congênitas. Segundo as regras da alimentação saudável é importante que esta seja variada, com a ingestão regular de fruta, verduras, leguminosas, peixe, carnes brancas e lacticínios. A água também não deve faltar, muito menos o exercício físico, um aliado indispensável para queimar as calorias que ingere e aumentar a sua massa muscular.


01/06/2012
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